Hidratação caseira: como e quando hidratar os cabelos em casa?

Além de deixar os cabelos mais bonitos, a hidratação caseira ou profissional serve principalmente para deixar os fios mais saudáveis! Quando o cabelo está ressecado, com pontas duplas e sem movimento, você precisa hidratar. Atualmente, também usamos esse método com frequência para que haja uma manutenção da saúde e beleza capilar! Vamos ver como funciona?

A hidratação do salão é completa e efetiva, mas o que a maioria das mulheres não sabe é que esse resultado pode também ser obtido com uma hidratação caseira, realizada com produtos escolhidos por você e com as suas próprias mãos. Basta a informação correta para que tudo funcione direitinho.

Dicas para uma boa hidratação caseira

O primeiro passo para uma boa hidratação é a lavagem correta. Lave bem os cabelos para evitar que a oleosidade e as impurezas impregnadas nos fios atrapalhem a absorção da máscara de hidratação pelos seus cabelos. Se preciso for, utilize um shampoo antirresíduos (pode ser usado a cada 10 dias) para retirar completamente a sujeira e deixar o seu cabelo completamente limpo. Não utilize condicionador antes da máscara, se for hidratar os cabelos, lave-os apenas com shampoo, e aplique a máscara apenas após o cabelo estar suavemente seco.

Como aplicar a máscara

Outra dica importante e desconhecida da maioria das mulheres é que as suas mãos podem contaminar o produto com bactérias e alterar o seu PH, e por isso o ideal é que você retire a máscara do pote com um pincel ou espátula. Aplique nos seus cabelos o produto mecha por mecha, partindo das pontas até quatro dedos de distância da raiz (cabelos secos e mistos) ou até a metade do comprimento(cabelos oleosos).

A forma de aplicação é o principal fator de sucesso, e não é preciso colocar uma grande quantidade de produto, emplastando o cabelo e atrapalhando o procedimento. Separe as mechas e comece por baixo, massageando até a parte de cima para melhor absorção. Utilize de preferência uma touca laminada enquanto o produto age e depois enxágue bem para retirar tudo (a lâmina ajudará a aquecer e fazer com que o resultado seja potencializado). Retire a touca e espere 5 minutos antes de lavar para o cabelo esfriar.

Lembre-se: antes da hidratação (lavagem), use água morna. Depois da hidratação (enxágue), use água ligeiramente fria.

Após lavar, você poderá usar um condicionador com pH ácido para fechar bem as cutículas.

Você pode fazer isso 2 vezes na semana e quando o cabelo estiver mais saudável, alterar para uma hidratação semanal.

Receitas para hidratação profunda:

Existem muitas formas de fazer isso, mas algumas delas, que encontramos no site Beleza e Saúde, são essas abaixo:

  • 3 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de açúcar cristal + 5 ml de Bepantol líquido.
  • 3 colheres de creme hidratante + 1 colher se sopa de azeite de oliva.
  • 3 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de mel + uma ampola de Arovit.
  • 3 colheres de creme hidratante + 10 ml de queratina líquida.

Como escolher o creme de hidratação caseira?

Existem muitos cremes que podem ser usados, mas é bem importante você reconhecer o seu cabelo para ver qual funcionará melhor para você.

  • Para cabelos ressecados, especificamente, é legal procurar cremes que contenham manteigas naturais (como karité e castanha) ou óleos (como macadâmia, argan e coco).
  • Cabelos sem brilho precisam mais de nutrição, por isso ingredientes como pantenol, aloe vera, lanolina e algas marinhas podem dar um resultado melhor para você.
  • Os cacheados e crespos, exigem muitos cuidados, por isso reparação e hidratação são sempre necessárias. Nesse caso são recomendadas máscaras com óleo de coco, cacau, vitamina b5, proteína do trigo ou soja, que definirão os fios e retirarão os fios.
  • Os loiros podem receber cremes com queratina, arginina, ômega 6, pantenol, silicones, cafeína e niacinamida.
  • Já os tingidos precisam de mais cuidados, intercalando máscaras de hidratação, reconstrução e nutrição, com ingredientes como colágeno e queratina.

Gostou das dicas? Veja também como tratar a queda de cabelo.

Show Comments

No Responses Yet

  1. Pingback: Rímel - Tipos e suas funções novembro 21, 2017

Leave a Reply