Dismenorreia: Dores, sintomas e como aliviar as cólicas

Dismenorreia, só o nome desse problema já assusta muitas mulheres e meninas por todo o mundo. As cólicas são muito comuns e levam sofrimento em muitas mulheres todos os dias; O alívio para o problema dificilmente chega a essas pessoas. A cólica produz uma dor terrível, e muitas que sofrem desse problema acabam incapacitadas de estudar, trabalhar e até sair da cama. Por isso sempre é bom entender melhor o assunto, para saber o porquê das dores e como aliviar as cólicas.

A cólica menstrual é chamada pelos médicos de dismenorreia, e é uma dor na região do abdômen (mais precisamente na região pélvica) provocada pela liberação no ciclo feminino de uma substância chamada prostaglandina, que é responsável pela contração do útero na eliminação do endométrio, que genericamente é no que consiste o processo de menstruação.

Características das cólicas (dismenorreia)

A cólica menstrual não causa apenas a dor aguda na região abdominal da mulher. Outros sintomas muito comuns são dores que descem para a região das pernas, tonturas, náuseas, dores de cabeça e até mesmo vômitos. O diagnóstico da dismenorreia é preciso e pode gerar um tratamento adequado, para que os sintomas seja amenizados e para que a mulher sofra menos durante o processo.

As cólicas pode ser de causas naturais ou patológicas e é classificada como dismenorreia primária e secundária. No caso da primária, de causas naturais na liberação da prostaglandina, o tratamento poderá incluir a realização de exercícios aeróbicos, aplicação de compressas quentes ou modificação da dieta com alimentos ricos em fibras. No caso da dismenorreia secundária, apenas o médico poderá indicar um tratamento específico a partir de um diagnóstico preciso.

Como aliviar os sintomas das cólicas:

A recomendação geral para as mulheres, para que esses sintomas não atrapalhem as suas vidas incluem a realização de exercícios regularmente, não ingerir alimentos que atrasam o trânsito intestinal (principalmente na época da menstruação), a ingerir bastante água e evitar a automedicação sem a orientação de um médico. Isso pode evitar que você conviva com um problema mais grave ou patológico sem que nunca consiga uma solução, sendo que um tratamento direcionado poderia melhorar e muito a sua qualidade de vida.

Veja algumas dicas simples para aliviar as cólicas:

  1. Descanso: Parece bobo mas durante o período menstrual as mulheres se sentem mais cansadas e desanimadas., por isso descansar e relaxar é fundamental!
  2. Alimentação: Alimentos que servem como relaxantes musculares ou anti-inflamatórios são essenciais. Alguns deles são: soja, banana, abobrinha, beterraba, aveia, tofu, couve, atum, salmão e castanha do pará. Fuja de gorduras, cafeína e embutidos
  3. Estresse: O estresse piora muito as dores das cólicas. Então tente se manter calma e beber chás relaxantes. O estresse também causa quedas de cabelo.
  4. Chás: Chá de canela age como analgésico, já os de hortelã e erva cidreira possuem propriedades calmantes.
  5. Bolsa de água quente: O calor estimula a irrigação e assim relaxa a musculatura. Por isso compressas de bolsa de água quente ajudam muito no alívio das dores.

Para quem preferir remédios, o ideal é consultar um médico para que você tenha a melhor recomendação para o seu tipo de cólica.

Show Comments

No Responses Yet

Leave a Reply